A derrota do Manchester City em Liverpool, este domingo (2-0), para a 13.ª jornada da Premier League, não só deixa os azuis de Manchester a 11 pontos do líder, como também deixa outras marcas históricas no passado recente do clube e também no percurso de Pep Guardiola como treinador.
Com quatro derrotas nas últimas quatro jornadas da Premier League, esta é a primeira vez que Guardiola atinge tal sequência de derrotas como treinador, em jogos de campeonato.
Antes do desaire em Liverpool, esta série começou com a derrota ante o Bournemouth, seguida da sofrida com o Brighton (ambas fora e por 2-1) e da goleada sofrida em casa com o Tottenham (0-4).
Além disso, é a primeira vez em 16 anos e meio que o Manchester City volta a sofrer quatro derrotas seguidas para o campeonato. Tal não acontecia desde agosto de 2008, quando completou, ainda que em épocas distintas, quatro derrotas seguidas para a Premier League. Depois de perder ante o Fulham, Liverpool e Middlesbrough nas últimas três jornadas de 2007/08, perdeu com o Aston Villa na primeira ronda de 2008/09.
Para ver quatro derrotas seguidas na Premier League na mesma época, é só recuar à época 2006/07, quando, entre janeiro e março de 2007, perdeu cinco jogos seguidos para o campeonato.
De resto, a sequência global em vigor agrava-se, porque são já sete jogos sem vitórias entre todas as competições: seis derrotas e um empate. E o empate, na passada terça-feira, foi sofrido com contornos dramáticos, 3-3 ante o Feyenoord, a quem o City esteve a vencer por 3-0, em jogo da Liga dos Campeões.